Hábitos mudam em função das circunstâncias da vida – acontece comigo, com você e acredito que isto seja comum a quase todas as pessoas. Quando tínhamos as crianças bem pequenas eu contava com ajuda de pessoas que dormiam aqui em casa. Nesta época era sagrado que saíssemos uma vez por semana para jantar – mesmo que não estivéssemos com tanta fome, era a desculpa perfeita para “arejar” por alguns minutos. Com o passar dos anos, a necessidade de ter ajuda 100% do tempo foi diminuindo, assim como a facilidade de encontrar pessoas dispostas “a dormir” em casa. Nos adaptamos (muito bem, diga-se de passagem) e agora organizamos nossa dinâmica de sair de casa levando os filhos junto ou,em algumas vezes, contando com a boa vontade de parentes. Os tais jantares semanais viraram raridade e a minha solução para “matar a lombriga” de comidinhas diferentes foi a de enfrentar o fogão eu mesma com a ajuda de receitas na web. A comida mexicana foi a última que eu encarei para matar minhas saudades – e permitir uma pequena fuga do regime
Encontrei no supermercado um kit para preparar comida mexicana em casa: taco shells + tempero para carne. E assim foi: se era para fazer os tacos, eu faria o serviço completo. Com sour cream (creme azedo), guacamole, carne moída temperada, alface americana crocante e queijo ralado grosso (usei o prato). Santo Google me ajudou com as receitas que eu transcrevo abaixo. Quem provou, amou – e teve gente que ficou com vontade ao ver as fotos no Instagram.
Vamos lá?
GUACAMOLE (adaptado do Tudo Gostoso)
INGREDIENTES
2 avocados maduros (pode substituir por abacate)
2 tomates cortados em cubinhos
1 dente de alho
1 Cebola média em cubo
molho de pimenta à gosto (usei Tabasco)
Suco de 2 limões
1 colher de sopa de coentro bem picadinho
Sal, a gosto.
MODO DE PREPARO
Abra os abacates ao meio, tire o caroço
Com a polpa cortada em pedaços coloque dentro de um pilão, ou um recipiente parecido
Corte os tomates (sem pele e sem sementes), a cebola, o dente de alho e a pimenta em pedaços bem pequenos (devem ser bem picados)
Junte ao abacate e amasse até formar uma pasta (quanto mais homogêneo melhor)
Tempere com limão, sal e o coentro picado finamente, a gosto
Alternativa para o pilão: Junte os ingredientes picados no liquidificador e bata até se misturarem.
Leve a geladeira para gelar.
CREME AZEDO (adpatado da Nigella)
200ml de creme de leite (fresco ou sem soro)
Suco de 1/2 limão bem suculento
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de cebolinha bem picada
MODO DE PREPARO
Bata todos os ingredientes, bem batidos no mixer ou no fouet.
Depois é levar à geladeira por, pelo menos, 30 minutos antes de servir/ utilizar.
PS: Minha preferência é pelo creme azedo feito com o creme de leite fresco. Acho que fica infinitamente melhor.
CARNE PARA COMIDA MEXICANA
Usei 500g de carne moída de patinho (menos gordurosa) e refoguei com água, como ensina a Mimis. Depois segui as instruções do tempero do kit.
TACO SHELLS PARA COMIDA MEXICANA
Como eu comentei no início, usei o kit pronto que comprei no supermercado. Seguindo as instruções, apenas aqueci as taco shells por 10 minutos no forno a 180 para deixá-las crocantes e quentinhas. Há alguns dias a Gisele, do Receitas de Minuto, ensinou como fazer as tacos shells em casa. Eu ainda não me animei tanto – achei um pouco complicado – mas não descarto totalmente a possibilidade.
Também prefiro a alface americana pelo textura crocante – corto bem fininho e finalizo os tacos com a alface e o queijo prato ralado grosso. Nhumi!
Quinze dias após a primeira leva de comida mexicana que fiz para mim e para o marido (cobaia), repeti a dose, agora em quantidade para toda a família dele. Foi uma noite divertida, onde cunhados e sobrinhos comeram e divertiram-se muito. O que me fez pensar que oferecer comida mexicana pode ser uma boa pedida para uma festa, ou reunião mais informal, porque depois de tudo preparado, cada um pode servir-se à vontade, liberando um pouco mais a anfitriã – o que é sempre uma boa ideia!
E, para meu espanto (ou coincidência/sincronicidade), depois que fiz das noites de comida mexicana, li uma postagem muito interessante da Melissa Setubal a respeito. Nele, ela afirmava que o abacate é um dos alimentos responsáveis por levantar o nosso astral e daí vinha o título “Comida mexicana para o bom humor “.
No meu caso posso dizer, sem sombra de dúvidas, que a comida mexicana me deixou de bom humor. Tanto por matar minha vontade, quanto pela diversão em prepará-la.
Beijo grande!